18/04/2016
A Pedagogia Sistêmica, conhecida também como Educação Sistêmica, é, antes de tudo, uma postura. É uma nova forma de viver, de fazer, de ensinar e de aprender.
Ela é uma abordagem sistêmico-fenomenológica que aplica, com viés terapêutico, as leis sistêmicas (Pertencimento, Ordem/Hierarquia e Compensação: equilíbrio entre o dar e o receber) na educação, objetivando levar a paz e a segurança para a Escola, de modo que a aprendizagem ocorra.
Ele tem como fundamento e origem a Constelação Familiar do psicoterapeuta, filósofo e pedagogo alemão Bert Hellinger, cuja base científica-filosófica é a experimentação no campo da abordagem sistêmico-fenomenológica, por meio das representações, onde, para solucionar uma questão, busca-se descobrir qual ou quais das leis sistêmicas foram violadas.
Apesar de a Pedagogia Sistêmica ter, como dito, sua origem e fundamento na Constelação Familiar, esta abordagem terapêutica não é aplicada na Escola. Lá, a Pedagogia Sistêmica, é trabalhada de duas maneiras básicas: (i) tendo uma postura sistêmico-fenomenológica e (ii) realizando intervenções sistêmicas fenomenológicas, com frases de solução e exercícios e dinâmicas sistêmicas. Para melhor compreender a Pedagogia Sistêmica, veja no youtube vídeos sobre ela.
Dr Amilton Plácito
Buscando...
Ops! Aconteceu um erro ao enviar o formulário
Rua Guia Lopes, 363 - Amambaí
Campo Grande/MS