Leis Educacionais do Desafio
Ensino 18/07/2018
Leis Educacionais do Desafio
Baseada nas lei sistêmicas de Bert Hellinger, (Pertencimento - Equilíbrio - Ordem), o Desafio Educacional construiu as leis que regem nossa escola:
- Toda pessoa tem o direito de ter um bom amigo.
- Todas as nossas atitudes tem consequências.
- Respeitamos as pessoas e somos justos em qualquer lugar.
- Convivemos em harmonia, somos educados e compartilhamos nosso saber.
- Utilizamos as palavras de cortesia: “Bom Dia”, “Obrigado”, “ Sinto Muito”, “Por Favor”.
- Brincamos com alegria e compartilhamos os nossos brinquedos.
- Sempre respeitamos a hierarquia do lugar onde estamos.
- Organizamos e cuidamos de todos os materiais, móveis, brinquedos e espaços da escola, mantendo-os limpos e conservados.
- Finalizamos e cumprimos da melhor maneira todas as atividades propostas.
- Podemos andar organizadamente.
- Seguimos as regras da nossa sala de aula.
- Reconhecemos e valorizamos tudo o que recebemos de nossos pais.
- Cuidamos da nossa higiene mental e física com alimentação e atividades saudáveis.
- Zelamos pelo meio ambiente evitando o desperdício, fazendo a coleta seletiva e a compostagem.
Dinâmica : Roda da conexão - (Pertencimento e equilíbrio) A dinâmica da “roda da conexão” foi elaborada seguindo as leis sistêmicas do pertencimento e do equilíbrio (dar e receber).
Ela é praticada na entrada de sala de aula. Os alunos e professor sentam-se e dão- se as mãos para se conectarem. Sinalizando ao aluno que ele pertence ao grupo com a frase “Você é um de nós”, cria-se a possibilidade de interagirem entre si, abordando vários assuntos no decorrer da conversa, seja um acontecimento ou conflito ocorrido no âmbito escolar. Cada aluno tem seu momento de falar ao grupo, gerando troca de conhecimento e experiência entre todos.
Assim todos desenvolvem a empatia e aprendem a ser bons expectadores.
Dinâmica : “Conectando com a minha força” - (Pertencimento, ordem e equilíbrio)Nos momentos que geram an
siedade, insegurança e nervosismo como nas provas bimestrais por exemplo, utilizamos a dinâmica “Conectando com a minha força”.
Nos períodos de avaliações ou desafios que exigem maior concentração, é comum que os alunos se sintam inseguros e tensos. A professora nesses momentos solicita que cada aluno escolha 01 (um)lápis para representar a si próprio, e 02(dois) lápis para representar seus pais ou pessoas que estejam cumprindo esse papel. Ela pede para os alunos mentalizarem seus pais falando palavras positivas que tragam segurança naquele momento. A professora também pode ajudar questionando: “_O que sua mãe ou seu pai falaria para você nesse momento?” A criança com essa dinâmica sente toda a energia e força que os pais transmitiriam se estivesse ao lado dela.
Dinâmica : Dinâmica do acolhimento- (Pertencimento)Essa dinâmica é baseada na lei do pertecimento. É usada quando a criança chega na sala de aula, onde a professora já está aguardando os alunos com um abraço. A medida que vão chegando as demais crianças serão acolhida pelo grupo, com a frase: “ Que bom que você chegou!”
Isso transmite segurança às crianças e elas se sentem valorizadas e queridas. Todos passam a perceber a importância de usar palavras gentis, valorizando a amizade.
Dinâmica : Quinta do abraço - (Pertencimento e equilíbrio)Essa dinâmica tem objetivo de estimular os sentimentos de pertencimento e afeto a todos os membros da escola.
Neste dia todos alunos, professores e demais colaboradores da instituição são recebidos com um abraço carinhoso. O abraço poderá ser em dupla, trio ou grupo. Essa técnica permite que possamos lidar com as mais variadas emoções, pois o abraço tem capacidade de neutralizar um possível sentimento negativo.