Frutas e Seus Benefícios na vida de seus filhos
Alimentação 20/04/2017
Frutas e Seus Benefícios na vida de seus filhos
Frutas são boas aliadas na
alimentação de todas as pessoas em todos os estágios da vida; Saborosas e docinhas costumam enfrentar grande resistência no dia a dia. Elas devem ser incorporadas ao cardápio já nos primeiros meses de vida. Tudo é uma questão de adquirir o hábito de consumo.
Suco ou In natura?
Suco: Ao prepará-lo é necessário manipular mais a fruta e, portanto há uma perda de parte dos nutrientes. Após o preparo, deve ser consumido o mais rápido possível e não deve ser coado, pois a fibra, um dos nutrientes abundantes e de extrema importância no intestino é perdida.
In natura: Além dos benefícios dos nutrientes intactos presentes nas frutas como água, fibras, carboidratos na forma de frutose, vitaminas e minerais. O contato com as mãos, a visualização das diferentes cores e formas de cada uma, a textura, a hidratação e a mastigação (esta ainda que faça parte do processo natural da fisiologia da digestão), auxiliam ainda no fortalecimento da musculatura da arcada dentária e ativação das papilas degustativas. Além disso, promove saciedade, garante a nutrição celular, o bom funcionamento do intestino, o fortalecimento do sistema imunológico e consequentemente redução das doenças crônicas não degenerativas como a obesidade e diabetes Mellitus.
De acordo com OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo de frutas está associado com a redução de doenças e a recomendação da ingestão diária é de 3 a 4 porções por dia para crianças acima de 1 ano de idade .
A lista de benefícios das frutas é extensa e vai além daqueles já citados. Possuem substâncias variadas com propriedades funcionais como: o carotenoide presente nas cores amarela e alaranjado, o licopeno nas vermelhas, as antocianinas nas roxas e clorofila nos verdes escuros. Todos eles desarmam os ataques de doenças.
Importante lembrar que é necessária uma boa higienização antes de oferecê-la às crianças. É fácil: aquelas consumidas com casca deverão ser lavadas em água corrente e deixadas de molho em solução clorada por 15 minutos. A solução clorada pode ser feita com 1 litro de água e usar 1 colher sopa de Hipoclorito de sódio (Água Sanitária). Deixar de molho por 15 a 20 min e enxaguar em água corrente e filtrada. Aquelas que as cascas serão retiradas deverão ser lavadas em água corrente e secadas naturalmente.
Nota: O Desafio Educacional preocupado com a alimentação saudável, mantem o dia da fruta toda segunda-feira e solicita aos senhores pais o cuidado ao colocar a fruta dentro da mochila de seu filho. Verificar se não está madura demais, protegê-la com embalagem filme de PVC ou acondiciona-las em vasilhas próprias.
Outras formas como sacolas de supermercados, solta na mochila ou mal acondicionadas, deixam as frutas sujeitas a contaminação por microrganismos, passando a ser um alimento sem qualidade sanitária para consumo e podendo deixar seu filho doente pela famosa DTA (Doença Transmitida por Alimentos).
Claudete BrunettoCRN - 18443-3