Blog

Início
Blog

DTAs – Doenças Transmitidas por Alimentos

DTAs – Doenças Transmitidas por Alimentos

Alimentação

24/05/2017

Doenças Transmitidas por alimentos (DTAs) contaminados com microrganismos e que constituem um dos problemas de saúde mais difundidos nos dias de hoje.   As causas mais frequentes estão nos erros cometidos durante a manipulação de alimentos como:

  • Alimentos preparados com muita antecedência e expostos por muito tempo sem nenhuma proteção, nem cuidados com a temperatura, antes de seu consumo.
  • Cozimento, e Aquecimento insuficiente;
  • Contaminação cruzada – contato dos alimentos crus, com já cozidos, através de utensílios não higienizados.
  • Higiene precária do manipulador ou manipulador infectado
Com o propósito de diminuir erros e evitar o surgimento de doenças veiculadas através do preparo dos alimentos a Organização Mundial da Saúde (OMS), criou 10 regras de ouro.

         1 – Escolher alimentos de boa procedência, que não estejam amassados, machucados e com cheiro ruim. Outros que tenham passado por algum processo como leite pasteurizado, e aqueles resfriados ou congelado como carnes (bovina, suína, aves e peixes) etc.




2 – Cozinhar bem alimentos crus como aves, carnes, ovos, leite pasteurizado etc., eles podem estar contaminados por microrganismos que fazem mal a saúde. Para sua segurança a temperatura deve estar acima de 70°C, borbulhar e sair fumaça.



3 – Consumir imediatamente os alimentos cozidos: Quanto mais tempo o alimento estiver na temperatura ambiente maior será o risco de contaminação. 





4 – Armazenar cuidadosamente alimentos cozidos (sobras): Após seu devem ser resfriados dentro da geladeira em temperatura controlada. Nada de deixar esfriar sobre o fogão. Recipientes bem fechados e organizados para que o ar da geladeira circule.  



 

5 – Reaquecer bem os alimentos cozidos: é a melhor medida contra microrganismos que podem se proliferar durante o armazenamento.  Ao reaquecer todas as partes devem atingir no mínimo 70°C.
 




6 – Evitar o contato entre alimentos crus e cozidos: A chamada contaminação cruzada. Quando o alimento cozido ou cru é contaminado por outro cru. O modo mais comum de contaminação cruzada é feito através do uso de faca ou tábua de cortes ou mãos




7 – Lavar as mãos constantemente: antes de iniciar a preparação de alimentos, durante e após qualquer interrupção.





8 – Manter limpas todas as superfícies da cozinha



 
9 – Manter os alimentos armazenados em recipientes bem vedados, fora do alcance de insetos, roedores e outros animais.
 





10 – Utilizar água pura: Se o fornecimento da água não inspira confiança, convém fervê-la antes de adicioná-la aos alimentos.
Ela pode estar contaminada por microrganismos, parasitas e vírus como da hepatite.
 
 
 
 
 
 
 
Nutricionista
Claudete Brunetto
CRN3 18443

 

...

Deixe seu Comentário

BUSCAR

Buscando...

Ops! Aconteceu um erro ao enviar o formulário

CURTA NOSSA PÁGINA

Rua Guia Lopes, 363 - Amambaí
Campo Grande/MS

Copyright © 2016

Site Desenvolvido por: